quarta-feira, 19 de março de 2008

O TOURO E O HOMEM

Um touro, que vivia nas montanhas, nunca tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que ele era o animal mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isto que, um dia, se resolveu a ir procurar o homem para saber se tal dito era verdadeiro.
Saiu das brenhas e, ganhando uma estrada, seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.
Dirigindo-se a ele perguntou:
- Você é o bicho homem?
- Não - repondeu o velho. - Já fui, mas não sou mais!
O touro seguiu adiante encontrou uma velha:
- Você é o bicho homem?
- Não sou a mãe do bicho homem!
Adiante encontrou um menino:
- Você é o bicho homem?
- Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho homem.
Adiante encontrou o bicho homem que vinha com um bacamarte no ombro.
- Você é o bicho homem?
- Está falando com ele!
- Estou cansado de ouvir dizer que o bicho homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais valente do que eu!
-Então, vá lá! - disse o homem, armando o bacamarte, e disparando-lhe um tiro nas ventas.
O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato e correu até sua casa, onde passou muito tempo se tratando do ferimento.
Depois, estando ele numa reunião de animais, um lhe perguntou:
- Então, camarada touro, encontrou o bicho homem?
- Ah! Meu amigo, só com um espirro que ele me deu na cara, olhe em que estado fiquei.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003. p. 8 - 10

14 comentários:

Unknown disse...

AMEI ESSE SITE LEIO TODO DIA ESSA FABULA

Unknown disse...

Amei a história vou apresentar na escola ! 🏤🏤🏤

Unknown disse...

Amei apesar de não ter oq eu preciso


Unknown disse...

Quem é o autor

Unknown disse...

Amei esse site leio todo dia essa fábula

Unknown disse...

Quem narra a história

Unknown disse...

Vc

Unknown disse...

Qual é o conflito entre o touro e o homem

Unknown disse...

Amei só de ver a primeira vez...😍❤

Unknown disse...

O que faz o conflito gerador da narrativa ê

Unknown disse...

Quem conta a história lida recentemente?

Unknown disse...

Quem conta a história recentemente

Unknown disse...

Em quais dos trechos é o narrador quem conta a história

Unknown disse...

Porque não se conhecia direito